Mas afinal, o que é o Vector Equilibrium?

Histórico

A forma precede o nome.

WEB_Still_AppleO homem ao longo de sua evolução, na busca por respostas aos seus mais profundos questionamentos, começa a observar  o seu meio ambiente, e constata padrões que se repetem na natureza. Em um estudo e estado mais profundo, o identificou como o padrão fundamental gerador, que rege o cosmos, revelando como a energia funciona no universo. Este padrão em seu nível mais básico é chamado de Torus, que assemelha-se ao formato de uma maçã e de uma hemácia. A estrutura subjacente ao Torus é o Vector Equilibrium (VE), e por isso é considerada a estrutura geométrica primordial no cosmos, e sinônimo de equilíbrio absoluto.

 

Torus_alone_175x150VEwithinTorus_175x150VE_withLight_175x150

As linhas do vórtice do Tórus podem ser decodificadas a partir da rotação de um signo ancestral conhecido nos dias de hoje como Semente da Vida, é dele que extraímos as formas geométricas básicas, as proporções, o VE, a Flor da Vida e todo seu desdobramento geométrico de um nível mais complexo.

304px-seed-of-life_tube-torus_flower-of-life

Ficou Curioso?  Para saber detalhes sobre este artefato e objeto de estudo clique aqui

Ao redor do Mundo

floweroflife

Aqui você pode achar a mais precisa descrição da flor da vida que de alguma forma foi gravada em uma parede do templo de Osiris a mais de 3000 anos atrás.

Este padrão foi encontrado em muitos lugares como:

• Templo de Osiris em Abidos (Egito), mais de 3.000 anos de antiguidade.
• Ninive, Mesopotâmia (Iraque), mais de 4.000 anos
• Copa Idalion (Chipre). Século VIII a.C.
• Osario (Israel), século I A.C.
• Éfeso (Turquia), século II A.C.
• Argélia, Marrocos
• Mérida, Elche e Córdoba (Espanha)
• Escócia, Bulgária e Áustria
• Gravura. Japão • Mesquita Azul de Estambul (Turquia)

 

image1

Leões Fu Cidade Proibida, Pequin China

 

india_amritsar

Templo Sikh em Amritsar (Índia)

 

 

 

 

 

 

 

 

China

No mundo antigo, este conceito e  sabedoria já era conhecido, estudado e explorado pelos diversos povos, existe até os dias de hoje um modelo do VE entalhado em pedra no monte QingCheng, uma das quatro montanhas sagradas da China, considerado o mais importante berço do Taoísmo, tem sua historia datada de pelo menos 2300 anos atrás.

images

No oriente há uma relação do VE com a medicina tradicional, para mapear o sistema de meridianos energéticos do corpo humano que são utilizados para a acupuntura.

 VE4 VE6

 Kaballah

Com suas linhas proporções e diagonais, todas simétricas, é possível se construir a árvore da vida, base de estudo da Kaballah.

 VE-kabbalah

 

Egito

Para os egípcios o VE era considerado como a mãe de toda a geometria simétrica – a estrutura invisível do espaço. Inclusive há quem afirme que as três pirâmides sejam um desdobramento, desta geometria, fato totalmente possível, uma vez que com VE em mãos é possível fazer replicas proporcionais de diversas pirâmides, onde o cume da pirâmide é o ponto exato do ponto central do VE.

VE_with_Pyramid

 

Filósofos Gregos

platao

 

 

 

Platão estudou o padrão fundamental do universo a fundo, herdou parte do conhecimento dos Egípcios e outras culturas ancestrais e chegou as 5 unidades básicas constituintes do universo material que conhecemos, são os famosos 5 solidos platônicos – Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Icosaedro e Dodecaedro. Apesar de os cinco sólidos serem atribuídos a Platão, antes dele, Pitágoras provavelmente acessou este conhecimento, outro filosofo grego, Proclus, atribuí a construção destes poliedros a Pitágoras, supondo-se que é também a este que se deve o teorema: “Há somente cinco poliedros regulares”.

preview002

 

archimedes

 

Archimedes

A partir do truncamento dos 5 sólidos platônicos obtemos os 13 slidos de Archimedes. Na geometria básica Euclidiana o Vector Equilibrium é chamado de Cuboctaedro e é um dos sólidos de Archimedes e foi também estudado e explorado pelo matemático, inventor e filosofo grego.

 

Da Vinci 

Na idade Média muito do conhecimento dos filósofos gregos foi perdido, incluindo o conhecimento sobre os sólidos de Archimedes, que foram recuperados pouco a pouco apenas na Renascença. Leonardo da Vinci estudou e explorou a flor da vida. Seus desenhos descrevem vários componentes do modelo e das geometrias encontradas dentro dele.

 

 

 

imgres

leonardodavinci_floweroflif

Século XX

Dr. Derald Langham foi um geneticista, agricultor e pesquisador norte americano de meados do século XX que notou a importância desta forma geométrica, ele denominou de Genesa Crystal, a forma esférica do Vector Equilibrium e percebeu que as plantas se desenvolviam melhor próximo a estas estruturas confeccionadas em tiras de cobre ou latão.  Na época apesar dos resultados foi desacreditado e suas pesquisas tiveram pouca repercussão e acabaram sendo suprimidas. Hoje a física quântica moderna tem uma hipótese para o fato: Essa forma sendo a estrutura subjacente ao campo unificado, entra em ressonância com o mesmo e acaba por criar uma bolha de coerência e harmonia, o que diminui o stress do meio e otimiza o desenvolvimento dos seres, inclusive as plantas.

langham
foto (2)

 

Richard Buckminster Fuller, foi um notável cientista do século XX, tendo como alvo de seus estudos a observação da natureza, a matemática geométrica e energética e a filosofia, uma de suas principais obras foi  “Synergetics” obra escrita em dois extensos volumes, onde Fuller aborda com profundidade os aspectos fundamentais entre as formas geométricas, e suas forças vetoriais, o balanço e o equilíbrio energético envolvido na formação do universo.  Os conceitos de Sinergia, Vector Equilibrium, Matriz Isotrópica Vetorial e Tensegridade ou integridade tensional, entre outros, aparecem pela primeira vez em seus livros. Foi responsável pela disseminação do uso de cúpulas geodésicas na arquitetura e engenharia.

People-Fuller-PortraitWithModels

Um dos pontos mais fundamentais sobre a geometria do VE que Fuller descreve é que por possuir todos os vetores com exatamente o mesmo comprimento e relação angular, do ponto de vista energético, o VE representa a condição final e perfeita em que o movimento da energia chega a um estado de equilíbrio absoluto, e, portanto, o silencio absoluto, o nada, o intangível, o imanifesto,  onde nas palavras do próprio Fuller: “Equilíbrio entre o positivo e o negativo é zero. O Vector Equlibrium é a verdadeira referência zero da matemática energética. Pulsação zero no Vector Equilibrium é a semelhança mais próxima que vamos conhecer entre Deus e a Eternidade. A fase zero do conceito de integridade inerente na assimetria positiva e negativa que propaga as diferentes formas de consciência”.

Ao estudar um modelo prático do VE, Fuller se impressionou e dedicou muito de seu tempo e estudo nas relações vetoriais  harmônicas e balanceadas que o VE apresenta, quando lhe é aplicado forças diametralmente opostas. Fato este, que ele batizou de  Jitterbug, uma dança com passos em vai-e-vem que estava na moda de sua época.

Para se impressionar, estudar e se divertir como Fuller, clique aqui e tenha detalhes do modelo prático do VE.

Outro aspecto histórico interessante acerca desta forma é que ela pode ser obtida perfeitamente a partir de um arranjo de sete círculos, conhecido como a Semente da Vida, signo ancestral encontrado nos mais diversos lugares do mundo e com simbologias relacionadas a criação, a própria vida e a natureza. Para muitos é o padrão fundamental, o código e o principio universal. Sendo a junção destas duas matrizes a nossa identidade visual e o que temos como proposito, semear um mundo em equilíbrio.

 logo-em-breve

 

Por: Instituto Vector Equilibrium

Referências 

Livros:

Fuller, R.B. Synergetics- Explorations in the Geometry of  Thinking. Nova York: Macmillan, 1975. Volume I

Fuller, R.B. Synergetics- Explorations in the Geometry of  Thinking. Nova York: Macmillan, 1979. Volume II

MELCHIZEDEK, D. O Antigo Segredo da Flor da Vida. São Paulo: Pensamento, 2008. Volume I

MELCHIZEDEK, D. O Antigo Segredo da Flor da Vida. São Paulo: Pensamento, 2010. Volume II

Sites:

http://www.bfi.org/

http://www.genesa.org/

http://cosmometry.net

http://www.thrivemovement.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *