Flutuarium

Quem já não teve o desejo de experimentar a sensação de flutuar sem peso, totalmente relaxado, livre da gravidade? Pois esta experiência pode estar bem mais acessível do que você imagina… E além do profundo prazer que ela pode te proporcionar, existem diversos estudos científicos demonstrando que essa experiência traz inúmeros benefícios à saúde e qualidade de vida.

Entre em contato conosco:  11 2594-3554 ou Agende Online

Estamos falando do tanque de flutuação (flotation tank), ou tanque de redução dos estímulos sensoriais, que foi criado na década de 50 pelo neurocientista americano Dr. John Lilly, pioneiro nas pesquisas do cérebro. O objetivo inicial da pesquisa do Dr. John Lilly era entender como o cérebro e sistema nervoso se comportavam na ausência de estímulos sensoriais externos, incluindo a gravidade, e a solução a que ele chegou para poder criar essa experiência foi a utilização de um tanque de proporções semelhantes a uma banheira, onde a pessoa podia se deitar confortavelmente, e na água era diluída uma grande quantidade de sais de Epsom (sulfato de magnésio),

Mar Morto

Mar Morto

o que muda a densidade da água ao ponto em que nosso corpo flutua sem peso na superfície, como acontece no Mar Morto, no Oriente Médio (o sal de Epsom, além de produzir esse efeito de mudar a densidade também proporciona diversos benefícios terapêuticos, suavizando a pele e nutrindo o organismo com magnésio e enxofre, minerais importantíssimos para nosso metabolismo).

Então, a temperatura da água era regulada de forma que estivesse na mesma temperatura da pele, desaparecendo a sensação de frio ou calor, tornando a experiência ainda mais acolhedora e relaxante. E para completar, eram removidos os estímulos sonoros e visuais, aprofundando a experiência de completa paz e tranquilidade. Descobriu-se que a experiência proporcionava um relaxamento profundo de todo o organismo e que mais de 90% da carga de trabalho do cérebro e sistema nervoso era reduzida, uma vez que o indivíduo conseguia relaxar músculos antes tensos por anos de “disputa” com a gravidade.

Ao experimentar a flutuação, as regiões de seu cérebro que controlam os músculos posturais são liberadas, bem como outras partes do cérebro responsáveis por processar as informações que chegam através dos órgãos dos sentidos, e você entra em um padrão de ondas cerebrais (theta) semelhante ao produzido por pessoas em estado de profunda meditação. Segundo as observações do Dr. John Lilly, uma sessão de uma hora de flutuação no tanque proporciona um descanso equivalente a cerca de 4 a 6 horas de sono.

Dr. John Lilly

Adicionalmente, foram identificados quais os diversos mecanismos fisiológicos que faziam com que a experiência de flutuaçãofosse tão terapêutica e benéfica – entre eles, um aumento na taxa de produção de endorfinas, o “hormônio” do prazer, e também uma redução nas taxas de hormônios relacionados ao stress. Posteriormente, na década de 70, foi desenvolvida na Universidade de British Columbia uma forma de terapia que se utiliza do tanque de flutuação, batizada de R.E.S.T., traduzida para o português como Terapia de Redução dos Estímulos Ambientais, que após testes se comprovou ser altamente eficaz para auxiliar no tratamento e recuperação de pessoas com diversos tipos de enfermidades, entre elas hipertensão, dores musculares, insônia, depressão, fibromialgia, doenças relacionadas à tensão e stress, etc. Outros estudos realizados na Universidade de Ohio identificaram que as sessões de flutuação produzem uma melhora no desempenho humano em diversas áreas (estudos, esportes, arte, etc.), um aumento na criatividade, na capacidade de foco, aprendizado, concentração e memória, melhor qualidade de sono e também alívio de sintomas de stress.

Ao longo dos anos seguiram-se mais estudos e pesquisas científicas demonstrando os diversos benefícios à saúde, bem estar e desempenho, o que contribuiu para o surgimento no mundo todo de redes e spa´s de flutuação onde a pessoa pode desfrutar de uma sessão de flutuação, da mesma forma que uma sauna ou massagem. No Brasil ainda é uma novidade, e um dos primeiros centro desse tipo está localizado em São Paulo, onde é possível saciar a curiosidade e desfrutar da inesquecível e profundamente restauradora experiência de flutuar sem peso.

 Para saber mais sobre essa maravilhosa terapia, acesse nosso e-book abaixo.


Entre em contato conosco:  11 2594-3554 ou Agende Online